As Tertúlias No Martinho da Arcada

O escritor Luís Machado tem (desde 1991) promovido e organizado, ao longo de duas décadas inúmeras tertúlias e eventos culturais de que se destacam (Conversas à quinta-feira), “As Noites do Martinho” e “Rostos da Portugalidade”, iniciativas que muito tem prestigiado este café pessoano, hoje bastante mais literário. Para além da mesa Fernando Pessoa, verdadeiro ex-líbris da casa, o Martinho da Arcada promoveu homenagens a Eduardo Lourenço, José Saramago, Júlio Pomar, Manoel de Oliveira e Ruy de Carvalho, atribuindo-lhes mesas com os, seus nomes. Os actuais proprietários António de Sousa e família (António Marcos de Sousa e Maria Adília de Sousa) tem visto o seu trabalho reconhecido internacionalmente, graças à preservação das raízes históricas do espaço, e à aposta numa, gastronomia genuinamente portuguesa.

As Tertúlias do Martinho da Arcada

Conversas à Quinta-Feira: uma série de conversas de café, organizadas por Luís Machado, entre 1991 e 1998, que contribuíram para renascer das tertúlias em Lisboa que foram protagonizadas por incontornáveis personalidades bem conhecidas de todos nós.

As Noites do Martinho: um conjunto de noites temáticas, que tiveram lugar em 2005, dedicadas à literatura, musica, pintura, teatro, arquitectura, justiça e comunicação social, com intervenções de importantes figuras das referidas áreas.

Rostos da Portugalidade: um ciclo de homenagens, em 2009, a Carlos do Carmo, Eduardo Lourenço, Júlio Pomar, Manoel de Oliveira, Mário Soares e Ruy de Carvalho, personalidades singulares, que pelo seu percurso de vida contribuíram para honrrar e dignificar a cultura portuguesa no mundo.

Figuras das Tertúlias a destacar

Amália Rodrigues: nasceu em Lisboa a 1 de Julho de 1920 e morreu na mesma cidade a 6 de Outubro de 1999. Aclamada durante décadas como a Voz de Portugal, aplaudida internacionalmente, Amália foi a grande embaixatriz no fado no mundo.

Mário Soares: nasceu a 7 de Dezembro de 1924. Destacada figura da política portuguesa, foi o grande impulsionador de adesão de Portugal à comunidade europeia. Ocupou o cargo de primeiro-ministro e entre 1986 e 1996 foi Presidente da Republica.

Manoel de Oliveira: nasceu no Porto a 11 de Dezembro de 1908 e é o cineasta mais velho do mundo em actividade. Reconhecido e prestigiado internacionalmente é autor de uma vasta obra que integra mais de 3 dezenas de filmes.

Álvaro Cunhal: nasceu em Coimbra a 10 de Novembro de 1910 e morreu em Lisboa a 13 de Junho de 2005. Reconhecido como um dos mais destacados políticos portugueses do século XX, dedicou a sua vida ao ideal comunista e ao seu partido, o Partido Comunista Português.

Júlio Pomar: nasceu em Lisboa a 10 de Janeiro de 1926. É hoje considerado como um dos mais expressivos artistas plásticos portugueses. A sua obra amplamente premiada está exposta em inúmeros museus nacionais e internacionais.

Carlos do Carmo: nasceu em Lisboa a 21 de Dezembro de 1939. Cantor e interprete de fado, tem actuado nas grandes salas internacionais e recebeu inúmeros galardões.

Eduardo Lourenço: nasceu em S. Pedro de Rio Seco em 1923. Grande pensador e filosofo, tem uma vasta obra onde se destacam brilhantes ensaios, traduzidos em várias línguas.

José Saramago: nasceu em Azinhaga a 16 de Novembro de 1922 e morreu em Lanzarote a 18 de Junho de 2010. Considerado como um dos mais importantes escritores da língua portuguesa, foi galardoado, 1998, com o Nobel da Literatura.

Siza Vieira: nasceu em Matosinhos a 25 de Junho de 1933, é o mais conhecido e premiado arquitecto contemporâneo português.

Textos in “Conversas à Quinta-Feira” e “Rostos da Portugalidade” de Luís Machado